sábado, 28 de julho de 2012

Dicas Decorar Apartamento Pequeno

Olá Pessoal,


Desculpe a demora, mas estava super atarefada com meus projetos de Design de Interiores.


Uma das dicas dadas aqui anteriormente e que teve bastante visita, foi sobre como decorar pequenos espaços.


Então, resolvi voltar aos assunto fazendo um compilado de imagens e sugestões que considero bacana para te ajudar na hora de decorar um apê ou casa que não tem muito espaço.


A primeira dica é se você puder contratar um designer de interiores para fazer pelo menos um pré projeto do layout, você com certeza vai sair ganhando, pois acaba sendo um bom investimento.


E pesquisar bem e contratar um bom marceneiro para fazer o máximo de ambientes sob medida, pois com isso você pode ganhar cada milímetro disponível.


A segunda dica é usar móveis multiuso. Abaixo coloquei algumas imagens de móveis que você pode encomendar. São móveis muito práticos. SEN-SA-CIO-NAL!!! rs


Mesa Cubo (Coloque umas almofadas e pronto)





Quando temos ambientes menores, temos que primeiro pensar na utilidade principal e adequar o mobiliário e decoração para este uso.


Nem sempre a moda ou costume são os mais apropriados para um espaço. Cada espaço e cada pessoa tem necessidades diferentes e deve-se levar isso em conta. 


Um bom exemplo eu coloco abaixo com o que pra mim seria um erro. Uma sala minúscula com um sofá grande e uma grande TV.


Não é obrigatório você ter um sofá na sala, quem disse isso? Só poltronas as vezes é mais apropriado. 


E se você vai utilizar mais para receber, não é necessário ter uma TV, afinal de contas a mesma não combina com amigos conversando.


Vejam a foto da sala(que considero equivocada). Que desculpe quem a projetou. 



Quais os erros?


Acredito que ela não deve ter mais que dois metros de largura , então observem que não tem espaço para circulação e se alguém tentar assistir a TV vai ficar com problema de visão e no pescoço, pois vai ficar girando a cabeça pra enxergar toda a tela. rs.


O sofá é muito grande para este espaço e na descrição desta sala dizia que o cliente ficaria aconchegante com seus convidados.


Imagine para as pessoas conversarem e circularem, nós precisamos ser críticos para decorar nossos ambientes e se você tem uma sala pequena como esta, mas faz questão da TV e de um sofá, aqui vão algumas sugestões:




1º- Escolha um sofá tipo slim, mais fino e menor, como os das fotos abaixo. Coloque umas almofadas pequenas  para dar mais aconchego.




2- Utilize um puff que seja mais comprido e mais estreito e utilize uma bandeja em cima, ou encomende com um marceneiro uma mesinha mais estreita com espaço que possa ser utilizado embaixo para colocar controles e revistas e coloque uma almofada tipo futton em cima, desta forma você tem três utilidades; como mesinha de centro, como assento extra e como apoio para os pés. Lembre-se que é necessário deixar no mínimo dos mímimos 40cm entre o sofá e a mesinha para circulação. ( o ideal é 60cm).


3- Utilize uma TV menor, pois esta distância entre TV e sofá é muito pequena e não comporta uma maior, fica desconfortável.


4- Utilize um espelho atrás do sofá ou na parede da TV, serviria para dar uma sensação de amplitude ao espaço.




Abaixo seguem outras fotos com dicas.




Para quem tem um lavabo muito pequeno, estas bancadas feitas sob encomenda são muito bem vindas, elas economizam muito espaço além de deixar o lavabo muito chique e elegante.



Se você tem um sofá que fica de costas para sala de jantar por exemplo, encomendar um aparador como este seria muito bom, pois ele serve como mesinha lateral também, além de proteger a parte de trás do sofá. (Quem tem cachorro em casa que o diga).



Infelizmente ter um quarto só para o escritório hoje é um luxo, mas você pode adaptar ao lado de sua cama um pequeno escritório como este. É todo feito em vidro que dá um leveza, e é muito discreto. Note que os espelhos auxiliam na sensação de amplitude deste quarto que é bem pequeno.


Se você tem um quarto que pode servir de escritório, a sugestão é transformá-lo em multiuso (adoro isso). 
Quarto de hóspedes, escritório sala de TV e leitura.

Esta  sala de jantar é linda, mas ao mesmo tempo é muito simples e prática. Não ocupa muito espaço e as cadeiras Luis Ghost são chiquérrimas e dão leveza ao ambiente.




Outra sala que amei foi essa que não é nada grande, mas muito aconchegante, veja que o painel de madeira e o tapete fazem toda a diferença. Na primeira foto a sala de jantar em vidro que sai da bancada da cozinha americana, deixa o ambiente mais leve além de dar a sensação de amplitude que precisava. 
SENSACIONAL!!!!rs.




Bom pessoal, se tiverem alguma dúvida ou sugestões é só deixarem seus comentários.
Bjos