terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dilema de Decoração

Todos temos dúvidas sobre como decorar nossa casa e como dar um toque especial, mas sempre nos preocupando em ficar chic e elegante.


Abaixo descrevo 15 dúvidas básicas de decoração - " que considerei mais críticas"  (de 55 dúvidas recorrentes) que foram resolvidas por Arquitetos e Decoradores para Casa e Jardim.


Vale a pena Conferir.








1-Ter tapetes e cortinas é uma obrigação?
'Não é uma obrigação, mas, sem dúvida, eles deixam os ambientes mais aconchegantes', diz o arquiteto Ricardo Caminada.

2-O tamanho do tapete deve ser proporcional ao quê?
Para os arquitetos Ricardo Miura e Carla Yasuda, o tapete deve ser proporcional ao ambiente, mas também deve ter uma relação com o mobiliário daquele espaço. Além disso, segundo a dupla, eles servem para definir ambientes. Por exemplo: numa sala com living, home theater e jantar espacialmente integrados, cada tapete fará parte de uma composição, tendo relação direta com os móveis.

3-O que pode ser colocado na parede quando não se tem dinheiro para investir em obras de arte?
Prefira boas fotos ou gravuras. Os mais moderninhos podem apostar nos adesivos ou até numa composição formada por molduras trabalhadas vazias. Se preferir, tente emoldurar um tecido de estampa bonita. Outra possibilidade são os papéis de parede, mas, como a maioria é importada, pode sair caro. Apesar de todas essas sugestões, a arquiteta Consuelo Jorge ainda prefere as obras de arte e dá a dica: 'Procure artistas que estão começando ou os que imprimem seus desenhos originais'. Ela também indica o uso de espelhos, de cima a baixo numa parede, que ainda têm a vantagem de 'ampliar' o ambiente.


4-Todos os ambientes da casa devem seguir o mesmo estilo?
'Sou a favor de que a casa toda tenha uma unidade', afirma Consuelo Jorge. Não é obrigatório que todos os ambientes tenham o mesmo estilo, mas, segundo a arquiteta, 'devem ter uma linguagem única, da porta da social à de serviço. 'Não dá para pôr uma madeira no piso e outra madeira diferente em outro ambiente.'Dica: Não só a estética, mas o local onde ficará disposto também deve ser levado em conta na hora de escolher o sofá. Se for para uma sala de TV ou home theater, dê preferência aos mais moles, profundos e baixos, feitos para se jogar, deitar mesmo. Num living, melhor os mais firmes, altos e menos profundos para tornar o bate-papo mais confortável e facilitar o ato de se levantar e sentar.

5-Quais cores, cortina e tapetes usar para deixar a sala mais ampla?

Cores claras sempre dão sensação de amplitude. No caso de cortinas, Ricardo Caminada usa xales e pregas verticais quando a intenção é aumentar o pé-direito. Se a idéia for deixar a sala mais comprida, prefiro painéis, que dão uma impressão longilínea. 'Tapetes listrados também podem ajudar nessa sensação', garante.

6-De que forma guardar roupas em quartos pequenos sem ter de apelar para os roupeiros de seis portas de lojas populares?
'As lojas populares têm armários de seis portas ótimos, mas um desses nunca é feito para um quarto pequeno. Tente um de três portas, de preferência em tons neutros, como o branco, podendo até comprar um baratinho e pagar em muitas vezes', diz o designer de interiores Marcelo Rosenbaum.

7-    Como fazer o quarto ficar aconchegante mesmo se decorado com móveis populares?Para Marcelo Rosenbaum, os móveis são os que menos contam na hora de deixar o quarto ou qualquer outro ambiente aconchegante. 'Deixar gostoso depende muito mais do jeito como os móveis estão dispostos e dos objetos que a gente coloca', diz. 'Sempre penso como é a vida da pessoa que vai ocupar o espaço, tento entender o que ela gosta e monto o ambiente a partir disso. Quase sempre dá muito certo porque fica com a cara da pessoa, com ou sem móveis populares', ensina.

8-    Como misturar estampas diferentes em um ambiente?
  Uma boa regra é primeiro escolher o tecido estampado (floral, figurativo, geométrico), indicado para as almofadas. Só então decida as demais, que podem ser lisas ou com textura (para cortinas e sofás) e listrados para as outras almofadas, pufe ou poltrona. Listras, aliás, combinam com qualquer outra estampa. Neza Cesar dá outra dica: 'Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas. Elas viram a ligação entre os desenhos'.

9-    Como combinar as cores do sofá, do tapete, da cortina e das almofadas?
Há certas composições de cores que remetem a estilos, como o indiano, o Provence e o chinês. Definir um gênero ajuda na montagem. Neza Cesar diz que sempre prefere usar tons neutros nas cortinas. 'O sofá pode ser de uma cor intensa e que cause presença', afirma. Como as almofadas são coadjuvantes, ela sugere que uma ou duas delas repitam a cor do sofá. 'As outras podem contrastar com elas ou formar um degradê.' Segundo a profissional, o tapete depende do gosto do morador: pode ser neutro ou impactante. Dica: Aos que têm medo ou desconfiança na hora de misturar cores completamente diferentes, vale visitar o site Colour Lovers (www.colourlovers.com). Lá, é oferecida uma infinidade de paletas com todo tipo de combinação de tons. Escolha a sua e divirta-se!

10-     Quais são os melhores pisos para quem tem gatos e cachorros? 'Acredito que a primeira coisa a se pensar nessa situação é a facilidade de manutenção e limpeza. O ideal são materiais de pouca absorção, como pisos cerâmicos, com o mínimo de distanciamento no rejunte', afirma Ricardo Caminada. Segundo ele, pisos de madeira de demolição são ótimos (foto), assim como os com aplicação de sinteco de alta resistência, que não riscam com as patinhas dos animais. 'No caso de tapetes, sugiro os de náilon por serem fáceis de limpar e mancharem menos.'

11-     Como acertar na cor do rejunte?
'O revestimento sempre deve se sobressair ao rejunte', ressalta o arquiteto Diego Revollo. Portanto, quanto mais invisível e imperceptível ele for, melhor. A regra é que a cor predominante do revestimento determine a do rejunte. 'No caso de pisos coloridos, o rejunte deve seguir o tom que predomina nas bordas, sendo levemente mais claro, pois, com o tempo, escurecerá.' Na dúvida, Diego sugere que se faça uma pequena amostra no local. Espere secar para checar se o tom obtido está correto.

12-     Como aproveitar a área sob a escada?
Depende do projeto e do que se pretende. 'Há casos em que a escada foi feita para não ter nada embaixo, mesmo em construções menores, para dar amplitude ao ambiente ou valorizar um elemento arquitetônico', dizem Ricardo Miura e Carla Yasuda. Segundo a dupla, é possível compor armários discretos, fazendo a volumetria da escada por meio de portas com fecho-toque lisas ou com alguns nichos para vinhos. 'Uma opção mais a ver com a proposta de valorização do espaço seria fazer uma base de alvenaria para apoiar os equipamentos de áudio e vídeo ou um móvel baixo, usando a TV suspensa paralela à escada', sugerem.

13-     O que fazer para decorar uma estante se não há livros suficientes para preencher as prateleiras?
Vale deixar alguma coleção à mostra, colocar DVDs, porta-retratos...? Naomi Abe acredita que os livros sejam quase fundamentais para que a estante fique linda, mas, ainda segundo ela, é possível ambientá-la com pouca coisa, colocando vasos de uma mesma cor, só objetos de uma coleção ou só porta-retratos - desde que tenham a mesma linguagem. 'O que não dá é prenchê-la com tudo o que temos sobrando em casa', desabafa.



14-     Quais são as espécies de plantas ideais para se ter na sala?
A escolha é determinada pelos fatores insolação e espaço, como afirma a paisagista Jeane Calderan, da Calux Jardins. 'Se a sala tem boa insolação, use espécies escultóricas, como lança-de-são-jorge, pata-de-elefante, pândanos e bambu-mossô. Os filodendros babosa-de-pau, tracoá e guaimbê-da-folha-ondulada são indicados quando há espaço. Além deles, as palmáceas vão muito bem em ambientes internos. Algumas delas: ráfia, pleomele verde, zâmia, areca-bambu e vários tipos de camaedórea (camedórea-bambu, palmeira-metálica, palmeirinha-bambu e camedórea-elegante).'

15-     Como ter plantas em espaços pequenos?
Cobrir muros e paredes com trepadeiras, como hera ou unha-de-gato, aumenta a sensação de verde. Painéis verticais com orquídeas (meia-sombra), chifres-de-veado (sombra) e bromélias (sol) são outra idéia do paisagista Benedito Abbud. Sua lista ainda inclui canteiros ou vasos estreitos, de 40 a 50 cm de largura, junto a muros, e para os vãos e cantos, espécies de destaque, como frutíferas. 'Procure prolongar o mesmo piso para fora de casa. Pode ser com uma cerâmica que lembre tijolo, seixos soltos ou granilha de mármore', indica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.